terça-feira, 17 de junho de 2008

O caso das películas...

Uma coisa obrigatória para o dono de um Nintendo Dual Screen é, sem dúvida, adquirir uma película. Uma tela touch screen, é atritada pela stylus quase diariamente, se fosse só tocar aqui e ali, tudo bem, mas não é apenas isso, os jogos exigem passadas rápidas, coordenadas e toques de todos os jeitos e, com o tempo, a tela desgasta completamente, dificultando muito a visualização do jogo em um período curto de tempo.

Não vou me ater aqui a detalhes técnicos, vou apenas dar dicas, com base na experiência que tenho, sobre as tão necessárias películas. Óbvio que todos sabem que a melhor película para NDS é a japonesa Hori original, uma fabricante autorizada e recomendada pela Nintendo para comercializar películas para o portátil, que tem características técnicas fantásticas como:
  • Aderência por eletrostática (reutilizável e lavável);
  • Camadas com funções distintas (reduzir reflexos, resistência ao atrito, etc.);
  • Durabilidade.
Eu enfatizo o termo original, pois o mercado está cheio de películas falsificadas, fabricadas no maior mercado de cópias do mundo: A China, anfitriã dos Jogos Olímpicos. Como já tive películas falsas, posso dizer o que você vai perder além do seu dinheiro, se acaso decida comprar ou for ludibriado com uma película falsa.

Para começar, as películas falsas, aderem à tela por substância adesiva, isso traz duas complicações:
  • Não são reutilizáveis, tirou, perdeu;
  • Dependendo do adesivo, este pode marcar a tela.
Em segundo lugar, não aguentam o atrito, você esfrega, esfrega e, em cerca de duas semanas, a tela do NDS vai estar tão marcada que você vai preferir tirar. Além disso, a qualidade é precária e pode descolar nas pontas.

Claro que você ganha proteção, mas por um período curto que não vai valer à pena. A película original, dependendo da aplicação e da manutenção, dura cerca de 5 a 6 meses, depois da minha falsa, que durou duas semanas, a minha original já está comigo faz 3 meses e apresenta poucas marcas, a tela está perfeitamente nítida.

Os cuidados que você tem que ter:
  • Leia as instruções, se você não tiver como, procure pela internet fóruns e sites que ensinem a aplicar a película, tem vários. Aqui, vou citar apenas os principais cuidados.
  • Limpar bem a tela antes da aplicação da película original, se certificando que não sobrem resíduos de poeira, pois como a película adere por eletrostática, ela é mais ou menos um imã de partículas;
  • Nunca retire a película completamente antes da aplicação, isso vai aumentar a possibilidade de haver as famosas bolhas de ar, sempre retire uma extremidade e vá colando devagar, eliminando imediatamente as bolhas e imperfeições que aparecerem;
  • Se acaso você não tiver limpado bem a tela e restarem partículas, essas vão virar bolhas. Dê seu jeito de eliminar, porque no futuro, com o atrito, essas bolhas vão estourar, criando buracos na película e a tela vai arranhar. Livre-se das bolhas, principalmente as que tiverem surgido por causa das partículas.
A tela de cima, você não precisa se preocupar muito, após uma aplicação correta, fique tranquilo que tão cedo não será trocada.

Por fim, você me pergunta como identificar películas falsas. Essa é uma tarefa difícil, pois com o tempo, a embalagem ficou muito perfeita, mas posso dar algumas dicas:
  • A primeira é se ligar no preço. Uma película Hori original não sai por menos de 25 reais. Achou alguém vendendo por 9? Corra, é falsa;
  • Algumas películas falsas, tem a embalagem com a alça de suporte circular. Se a alça é circular, é falsa;
  • A qualidade da impressão da embalagem é ruim, muito clara.
  • No canto inferior direito, há uma abertura redonda para você se certificar do conteúdo, uma borda preta envolve essa abertura. Se essa borda preta não está perfeitamente alinhada, corra, é falsa;
  • A Hori original tem apenas três itens: Película superior, Película inferior e uma flanela para limpeza da tela. Algumas películas falsas contém um chamado soft card, que supostamente serve para você passar após a aplicação, se tem soft card, é falsa;
  • As proteções iniciais das películas originais, vem nos dois lados da película e são transparentes, apenas um suportezinho ao lado, colorido para identificar a tela a ser aplicada. O vermelho é a tela superior. As películas falsas, em geral, só tem proteção em um dos lados da película e, algumas são verdes.
Eis aí um exemplo de película falsa. Apesar do círculo preto estar perfeitamente alinhado com a abertura inferior, Repare que a qualidade de impressão é péssima e, pricipalmente, a alça de suporte, na parte superior é redonda. Além disso, veja que, na abertura inferior, aparece a película com revestimento verde, alguma dúvida?


2 comentários:

Falleco disse...

ZOMG! ONDINHA COM BLOGUI?!
OMFG! ahshuahusahusas
pois é XD esse lance das películas é foda, ainda bem que tive a sorte de pegar logo de cara uma original xD
to com ela até hoje e sem problemas \o\

semana que vem tenho vestiba, depois que passar, apareço no canal =*

don't hate me

Unknown disse...

Ondinha veio pra comandar o q o fallen deixou onde judas perdeu as botas :P

o/