quinta-feira, 19 de março de 2009

Então, você quer "fazer" jogos?

Bom questionamento, mas vale a pena questionar alguns outros pontos: Você quer fazer jogos ou quer desenvolver jogos? Você sabe desenvolver software(programar)? O que você sabe fazer afinal que ajude na elaboração de um jogo?

Há dois caminhos, o caminho daquele que quer simplesmente ver sua idéia lançada, porém, não tem noção de desenvolvimento de software, engenharia de som ou arte digital, em geral, esse tipo de pessoa pode fazer um jogo utilizando um engine disponível.

Existem vários engines gratuitos disponíveis por aí, por exemplo, se você quer criar um jogo no estilo Adventure, nos mesmos moldes de consagrados como King's Quest, Syberia, Monkey Island, pode utilizar o Adventure Game Studio, por outro lado, se deseja fazer um jogo de luta, poderá usar o MUGEN, mas se quiser contar sua história através de um RPG, poderá adquirir o RPG Maker, se quisesse fazer um jogo Hentai, poderia utilizar o Ren`py, assim há vários engines disponíveis, alguns pagos, outros gratuitos, dessa forma, facilmente você poderá fazer um jogo.

Já uma pessoa que conhece estes itens (desenvolvimento de software, engenharia de som ou arte digital), tem a capacidade de desenvolver, de fato, um jogo, programando seu engine, gerando os sons, imagens e enredo a serem utilizados na trama, porém, não será tão simples quanto apenas utilizar um engine desenvolvido por terceiros.

O engine é apenas a relação entre uma linguagem de programação e uma biblioteca para o desenvolvimento de jogos, ele tem a função de encapsular tudo o que é necessário para fazer aquele jogo em específico, escondendo os detalhes mais técnicos do usuário final.

Quando você movimenta um personagem em um engine, você não precisa saber de todo o esforço de programação feito para que aquele conjunto de imagens fosse renderizada ou como elas vão para a frente ou para trás conforme você aperta um conjunto de botões.

Utilizar um engine tem as suas desvantagens, a principal é o fato de que as características do jogo criado serão sempre as mesmas, é fácil identificar um jogo criado pelo MUGEN, da mesma forma que é fácil identificar algo que foi feito com AGS, os menus e lógica são sempre os mesmos.

Jogos comerciais não escapam, por exemplo, Resident Evil 1, 2 e 3 foram, com certeza, feitos com o mesmo engine, sempre que você pressionar R1, o personagem irá parar e entrar em modo de mira e quando você soltar entrará em modo de movimentação, o que muda são apenas os personagens, o som e a parte gráfica, mas o funcionamento interno dos jogos são iguais.

Sendo assim, utilizar um engine tornará sua vida fácil, te permitirá fazer o seu jogo, porém, não te dará toda a flexibilidade que você precisaria se tivesse uma idéia mais original, para isso, você precisaria desenvolver o jogo, criando todas as funções necessárias para a sua idéia.

Estou escrevendo esse artigo, porque pretendo trazer uma série sobre a utilização de PyGLet, será algo orientado para desenvolvedores, ou seja, se você não tem idéia sobre como desenvolver um software e quer fazer um jogo, você terá duas opções, aprender a programar e acompanhar os artigos ou simplesmente utilizar um engine, pois, como certeza, não vou ensinar ninguém a fazer um jogo, vou discutir idéias de como desenvolver jogos utilizando uma linguagem de programação (Python) e uma biblioteca (PyGLet), se você não sabe o que é isso e deseja fazer um RPG, você será mais feliz lendo o manual do RPG Maker.

Nenhum comentário: