segunda-feira, 11 de maio de 2009

Chrono Compedium recebe ordem da Square-Enix para Cessar & Desistir

O projeto de ROMHacking: Chrono Trigger: Crimson Echoes e todos os outros projetos da Chrono Compedium relacionados ao ROMHacking de Chrono Trigger apararente receberam uma ordem de Cessar & Desistir da Square-Enix como exposto no Chrono Compendium (http://www.chronocompendium.com/) e no site oficial do projeto (http://crimsonechoes.com/).

Eis a mensagem:

Em 8 de Maio nós recebemos uma carta para cessar e desistir da Square-Enix, Inc dos projetos Chrono Trigger: Ressurrection e Chrono Trigger: Remake, nós enviamos a carta http://www.chronocompendium.com/CEOrder.PDF apenas para interesse público.

Nós decidimos cumprir as demandas da Square-Enix. A maioria das páginas e fóruns do Chrono Compedium pemanecerão inalteradas por essa mudança. Todavia, o cumprimento das demandas terão efeitos práticos de finalizar o suporte do Compendium à modificação de ROM's de qualquer tipo, com o material de propriedade intelectual da Square-Enix, tais como: Chrono Trigger, Radical Dreamers e Chrono Cross. Nós já destruímos todas as cópias conhecidas de Chrono Trigger: Crimson Echoes e outras modificações e projetos. Nós também fechamos e tornamos inacessível qualquer fórum de discussão utilizado para desenvolvimento de projetos de ROMHacking feito por fãs nesta página de internet, incluíndo:

  • Chrono Trigger: Crimson Echoes;
  • Chrono Trigger: Prophet’s Guile;
  • Retradução de Chrono Trigger;
  • Chrono Trigger Re-amped;
  • Chrono Trigger Rebirth;
  • Chrono Trigger Azala Style.

O site oficial de Crimson Echoes foi atualizado e agora mostra a seguinte notícia:

Chrono Trigger: Crimson Echoes foi um projeto de ROMHacking de Chrono Trigger feito por fãs iniciado em meados de 2004. O desenvolvimento continuou, graças a um dedicado grupo de fãs até 2009. Por volta de Maio de 2009, o jogo já tinha por volta de 35 horas de jogo, 10 finais diferentes e 23 capítulos, tal como o original Chrono Trigger, estava por volta de 98% completo, tratava-se de uma história com um novo vilão herdeiro de Zeal.

O time planejava lançar Crimson Echoes em 31 de Maio de 2009 como o primeiro jogo completo da série Chrono Trigger feito por fãs e fruto de um exaustivo trabalho de modificação da comunidade. Em 8 de Maio de 2009, Chrono Trigger: Crimson Echoes recebeu uma carta para Cessar e Desistir com toda a atividade de modificação do jogo (até mesmo a pesquisa) no Chrono Compendium. Em atenção à carta, o time de desenvolvimento cessou o desenvolvimento do jogo e as modificações existentes (incluindo Prophet's Guile).

Nós agradecemos a todos os fãs que seguiram o desenvolvimento do jogo e aqueles que colocaram horas incontáveis a serviço da diversão, um novo jogo de Chrono, feito de fãs para fãs, sem propriedade intelectual e sem intenção de gerar renda.

Nós compreendemos a frustração. Eu sinceramente espero que esta ação seja um sinal de que a Square-Enix tem cuidado da franquia e pretende lançar futuros títulos e não meramente um exercício legal que irá negar, alienar e cansar a base de fãs do jogo.

ZeaLitY, Sábado, 9 de Maio de 2009


Ainda não se sabe da veracidade disso, talvez seja apenas uma jogada para fazer o projeto ser mais conhecido logo antes do seu lançamento, porém há todos os indícios de veracidade sobre este caso.

Traduzido de: http://www.romhacking.net

Nenhum comentário: