terça-feira, 7 de abril de 2009

Python escolhe Mercurial como sistema de controle de versões


Estava eu dando uma conferida em sistemas de controle de versão, após meu velho amigo sl0wy ter me apresentado o Git(o qual irei tratar em uma outra oportunidade), quando hoje, o mesmo me mostra uma mensagem do Python-Dev onde, no fim do último mês, Guido van Rossum afirma que Mercurial será o sistema de controle de versões oficial da linguagem de programação Python.

Vamos por partes, eu sou um tanto quanto ignorante em se tratando de controle de versões, para mim, esse mundo se reduzia a CVS e SVN, isto foi abalado com a notícia do Git agora vem o Mercurial!? WTF!

Ainda tem mais, na mensagem do Guido van Rossum, ele deixa claro que, após desconsiderar a escolha do Git, foi ponderado Bazaar e Mercurial, parece que a decisão de não utilizar Git foi um tanto parcial, já que os finalistas são ambos escritos em Python, a escolha de Mercurial, segundo Guido van Rossum se deve à velocidade e ao fato da curva de aprendizagem ser menor para quem já usava SVN.

Sabe de uma coisa, vou conferir Mercurial sim, mas não agora, por enquanto vou dar uma sacada no Git, não vou seguir essa tendência pythonica não, por enquanto não, já não tenho tanto tempo como antigamente para testar e definir prós e contras para essas coisas, mas não se preocupe, eu ainda vou falar sobre o Git.

Nenhum comentário: