quarta-feira, 22 de abril de 2009

E o preconceito passou, use Django!

Em primeiro lugar, vamos comemorar! Pela primeira vez eu escrevo 10 artigos em apenas 1 mês! UAU!

-- Fim do momento de vanglória...

Venho hoje falar sobre desenvolvimento web. Eu bem que tentei, mas nunca consegui aprender a "manha" do PHP, nunca consegui fazer algo que eu pudesse considerar "decente", dentro do meu próprio "controle de qualidade", também desisti disso, pois em todo o meu tempo programando em Python, sempre acreditei no jargão: "Python não é para essas coisas..."

Enfim, foi me imposto um desafio e eu adoro desafios e principalmente de vencê-los, apesar de nem sempre conseguir a proeza e o desafio de precisar escrever uma homepage dinâmica, me fez descartar, logo de início o grande PHP, ASP nem pensar, longe de mim essas porcarias...

Foi então que lembrei do Ruby on Rails e lembrando dele, lembrei de Turbo Gears e lembrei do Django. Qual deles escolher para a missão? Ruby on Rails foi descartado, não penso em programar em Ruby e não desejo aprender também, sobrou os web frameworks em Python, lendo um pouco sobre eles, cheguei à conclusão: "Vou experimentar Django".

Foi preciso apenas uns dois dias (e foi muito, /me anta) para que eu me familiarizasse com o modelo de desenvolvimento proposto e assim, meu preconceito foi quebrado, definitivamente, Python pode ser sim, uma linguagem para escrever aplicativos web ricos e estarei mostrando isso no decorrer do tempo.

Django me interessou por ser um framework escrito para resolver problemas reais para sites de conteúdo, não é fruto de nenhuma mente brilhante ou de um trabalho acadêmico, ele nasceu com o tempo e a experiência, para resolver problemas de postagem de notícias em curto prazo de tempo de sites reais, com desenvolvedores reais e acabou se tornando freeware e hoje está em nossas mãos, além disso, é muito bem documentado.

Ao contrário do que pensei, Python pode ser facilmente integrado com servidores de produção, como Apache, Lighttpd entre outros e as hospedagens estão cada vez mais oferecendo linguagens como Python e Ruby, creio que no futuro essas exceções venham a se tornar a regra e mais... eu, consegui produzir algo interessante com o meu próprio código com Django!

Ainda vou tratar mais sobre Django em uma outra oportunidade, porém, se lhe interessar, já pode ver o que é possível fazer com Django nos links a seguir:
  1. Django, a casa do Django;
  2. Django Brasil, a casa nacional do Django;
  3. Django Book, livro grátis, uma referência excelente;
  4. Django no site da Lupo;
  5. Aprendendo Django no Planeta Terra, um livro que mostra como usar Django na prática e de forma descomplicada, através de uma história sobre um E.T. (tá, a história não tem pé nem cabeça, mas o livrinho cumpre seu objetivo);
  6. Django Powered Sites, sites criados com Django.

Nenhum comentário: