quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bitbucket passa às mãos da Atlassian


Foram-se os tempos em que o Sourceforge reinava absoluto, quando o assunto era hospedar código-fonte no antigo CVS, hoje em dia, com a evolução dos sistemas de controle de versão, que são muitos: Subversion, Git, Mercurial, Bazar e etc. e ainda, o google entrando no negócio de hospedar códigos-fonte com o Google Code, foi algo natural empresas e terceiros se lançarem na empreitada do negócio.

BerliOS, Firefly, Bitbucket, Github, Sourceforge, Google Code e Launchpad são algumas opções populares entre os especializados e genéricos, de longe, o que eu mais gosto e utilizo é o Bitbucket, neste semana que se passou, recebi por e-mail a notícia de que o Bitbucket passaria a ser administrado pela Atlassian, uma empresa do ramo de desenvolvimento de software e ferramentas colaborativas.

Ao fim das contas, não posso ser preciso na análise de que isso será bom ou ruim, porém, ao que tudo indica, o serviço tem apenas a ganhar, o usuário final só precisará se preocupar caso for contratar um plano de hospedagem, caso contrário acaba de ganhar um upgrade gratuito de plano: Antes o usuário tinha direito a apenas 5 repositórios públicos e 1 privado (na verdade não lembro direito), agora, sem precisar pagar nada poderá criar equipes de até 5 desenvolvedores e ter quantos repositórios desejar, sem discriminação entre público (aqueles cujos códigos são de livre acesso) ou privados (aqueles cujos códigos são privativos da equipe).

Além disso, o sistema ganhou mais desenvolvedores e é natural que ele ganhe muitas melhorias em dias vindouros. Maravilha!!!

Nenhum comentário: