sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sanitarium, o que um ROMHacker faz, quando não tem nada para fazer

Rapaz... anos atrás... acho que cerca de 2 ou 3 anos aproximadamente, apareceu um cara, acho que o nick dele era opaladino algo assim... que não sabia bulhufas de engenharia reversa, hacking, romhacking, programação e o que vier na sua cabeça que lembre nerdagem... mas ele tinha um objetivo, ao que parecia, um objetivo muito, mas muito forte mesmo: Ele queria traduzir um jogo de PC, o qual eu nunca tinha ouvido falar na minha vida! O jogo em questão se chamava [PC]Sanitarium.

Ele se dizia frustado, pois as alterações dele travavam o jogo e talz... Lembro que não peguei o jogo... sabe acho que eram meados 2005 ou 2006... discada e talz... o jogo completo tinha 3CD's, ou você tinha o original ou você tinha banda larga (que começava a se popularizar), pois na minha região piratelô nem sonhava em vender algo assim... Creio que ele cogitou a hipótese de me enviar o CD... mas enfim, acabou me enviando um arquivo para eu ver.

Preguiça não me deixou analisar o arquivo para o rapaz... hahahahaha, como ele desconhecia praticamente todos os procedimentos para reverter a engenharia de um arquivo, meu trabalho foi simplesmente fazê-lo entender que ele não podia tirar, apagar ou mover os 00 do lugar, no uso do editor hexadecimal. LoL Sorridente

Pois bem... por esses dias o pessoal do ScummBR me pediu para criar uma ferramenta que revertesse a engenharia de um arquivo de um jogo antigaço, que coicidentemente eu também não conhecia, um tal de Kyrandia 2. Essa ferramenta não existe em lugar nenhum, mas eu topei dar uma zóiada, auhhuahua só não sabia que ia dar trabalho BAGARAI!!! Um joguinho cheio de empacotamento do chifrudo!!! Mas o bom foi que eu pude conhecer mais um pouco a vertente dos jogos do estilo Adventure, até o momento, só tinha pego mesmo a Ilha dos Macacos e Full Throtle.

Então comecei a jogar Kyrandia 2 e me sentir lá nos meus velhos tempos LoL, cheguei num lugar lá, entrando numa cidade e dei um tempinho, fui procurar sobre uns adventures e talz, tô pegando Runaway, peguei o remake do King's Quest III (não peguei o I e o II porque estão atualizando).

O que essa merda toda que eu escrevi tem a ver com ROMHacking e Sanitarium... bem... erm... eu lembrei, lá desse tempo que o carinha tinha falado que o jogo era um adventure, muito bom, fez toda uma propaganda e tal, mas pô, mais propaganda que ele fizesse eu só ia ficar no gostinho né?

Mas agora não! Comprei o jogo! No Bundalarga's Shopping joguei... realmente o jogo é muito bão! Coisa de doido... uma história bem sinistra que dá medo até às vezes, trata-se de um cabra que, após sofrer um acidente de carro, acaba por acordar em um Sanatório todo enfaxado, um Sanatório com uma arquitetura bem gótica e que acabou de sofrer algum acidente e só tem doido se matando lá dentro. Logo no início ele verifica alguma ligação do Sanatório com alguma coisa relacionada à uma chave Asteca e começar a ter alucinações, indo para vários pontos BIZARROS! Com direito a desenterrar cadáveres e crianças deformadas. Passei do capítulo 2. Sorridente hahahaha

Mas a sede da nerdagem não deixa... peguei o arquivo e destrinchei ele como carne de frango, dumpei tudo para um arquivo de texto e, segunda-feira vou escrever o programa para reinserir os textos, se tiver um tempinho na agenda, posto aqui imagens para vocês verem o resultado.

Obs: Eu não estou bebaço e nem fiquei doido jogando Sanitarium! Se estivesse não hackearia nem a paciência dos outros.

Nenhum comentário: