sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vamos falar um pouco sobre Django #1

São tantas coisas para tratar e tão pouco tempo... Mas acredite, um dia ainda volto a falar sobre Pyglet, pois ele me empolgou também, infelizmente, desenvolver um jogo não me empolga tanto quanto poder escrever um website dinâmico, mesmo até porque no mundo real, principalmente o "o mundo real brasileiro" é mais fácil ganhar dinheiro com a capacidade de desenhar um site profissional e de qualidade que criar um ninja assassino.

Para iniciar com Django, você precisa apenas de Python (de preferência versões acima da 2.5, pois esta já tem SQLite por padrão, o que facilita muito os testes com o framework) e claro, Django e apenas isso. Mais tarde, após a compreensão básica do framework, você precisará de MySQL, PostgreSQL ou Oracle e um servidor web de produção como Apache ou Lighttpd e um mod para que o servidor possa interpretar códigos escritos em Python.

Para começar, vou supor que você instalou Python (de preferência a versão 2.5.4) e Django (versão 1.0.2, última estável), vou supor também que você adicionou ao PATH do seu sistema a pasta "Scripts" que se encontra no diretório raiz de Python.

Pois então, Django é orientado a projetos com abordagem MVC (Model View Controller), para iniciar o trabalho, lance o prompt de comando do seu sistema, vá para alguma pasta e digite:

django-admin.py startproject meuprojeto

Esta linha de comando iniciará um novo projeto Django, no diretório em que você estava será criada uma pasta meuprojeto com os seguintes arquivos:
  1. __init__: Indica que se trata de um módulo
  2. settings.py: Configurações globais do projeto
  3. urls.py: Lista de urls a serem usadas pelo projeto
  4. manage.py: Gerenciador de comandos úteis ao projeto
Com isso e apenas isso, você já pode digitar no prompt:

manage.py runserver

Essa linha lança o servidor web interno do Django, ele é um servidor para testes e não de produção, agora basta abrir seu navegador e digitar:

localhost:8000

Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Django.

Eu poderia me aprofudar mais sobre muitos aspectos deste artigo, mas infelizmente não tenho mais tempo por hoje. Até a próxima!

Nenhum comentário: